Percepção de discentes de um curso de Pedagogia em relação à didática: marcas da despolitização
Resumo
O artigo é resultado de pesquisa realizada em curso de Pedagogia privado de Belo Horizonte e consiste em um grupo focal realizado com graduandos a partir da seguinte questão: qual o papel da disciplina de Didática na formação do pedagogo? A partir deste tema, as discussões se desdobraram para a centralidade da temática do conhecimento como dimensão central no campo da Didática.Foi possível perceber uma concepção instrumental acerca da Didática e despolitizada no que tange ao conhecimento. O trabalho defende a superação de uma concepção instrumental de Didática e de uma percepção ingênua face ao conhecimento. Reitera a importância na percepção da Didática em suas múltiplas dimensões, para além do instrumentalismo. Ressalta ainda a necessidade de se discutir a temática do conhecimento de modo problematizado, recusando sua pretensa neutralidade.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.