Percepção de discentes de um curso de Pedagogia em relação à didática: marcas da despolitização

  • Márden Pádua Ribeiro PUCMG FACISABH
Palavras-chave: Didática, Currículo, Conhecimento

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa realizada em curso de Pedagogia privado de Belo Horizonte e consiste em um grupo focal realizado com graduandos a partir da seguinte questão: qual o papel da disciplina de Didática na formação do pedagogo? A partir deste tema, as discussões se desdobraram para a centralidade da temática do conhecimento como dimensão central no campo da Didática.Foi possível perceber uma concepção instrumental acerca da Didática e despolitizada no que tange ao conhecimento. O trabalho defende a superação de uma concepção instrumental de Didática e de uma percepção ingênua face ao conhecimento. Reitera a importância na percepção da Didática em suas múltiplas dimensões, para além do instrumentalismo. Ressalta ainda a necessidade de se discutir a temática do conhecimento de modo problematizado, recusando sua pretensa neutralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márden Pádua Ribeiro, PUCMG FACISABH

Doutorando em Educação - PUCMG

Mestre em Educação - PUCMG

Professor do curso de Pedagogia da FACISABH

Publicado
2017-08-04
Como Citar
Ribeiro, M. P. (2017). Percepção de discentes de um curso de Pedagogia em relação à didática: marcas da despolitização. Revista Espaço Acadêmico, 17(195), 82-92. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34849