Crise no ensino jurídico no Brasil e a perspectiva das Clínicas: estudo de caso no Escritório de Prática Jurídica da Universidade de Fortaleza
Resumo
A crise no ensino jurídico brasileiro e a deficiência dos métodos tradicionais de educação nas faculdades obstam a formação interdisciplinar do discente, pois deste modo impedem a promoção dos aspectos relacionados ao desenvolvimento do raciocínio crítico, argumentativo e jurídico dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa aborda as metodologias participativas de ensino, especialmente do método das Clínicas de Direito, quando também se fez estudo de caso no EPJ da Unifor com o intuito de averiguar a importância de tal técnica para a educação. Partindo-se dessa premissa, a metodologia da pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, pura, de caráter descritivo e exploratório, e como instrumento de coleta de dados utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Por meio da investigação, conclui-se a importância das Clínicas no aprendizado dos alunos e mostra-se seu papel fundamental no desempenho da vida profissional futura dos discentes.
Palavras-chave: Métodos participativos de ensino. Clínica de Direito. Ensino superior. EPJ-UNIFOR.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.