Revolução Russa de 1917 e seu impacto nos Andes centrais
Resumo
O objetivo desse texto é o de apresentar o processo da revolução russa de 1917 e analisar o seu impacto nos países andinos centrais: Peru, Bolívia e Equador durante as duas primeiras décadas seguintes à revolução. Utiliza-se como hipótese teórica central a teoria do desenvolvimento desigual e combinado e sua possível aplicabilidade como instrumento de análise dos processos históricos analisados. A primeira seção deste artigo analisa o processo da revolução russa desde a passagem ao século XX até os primeiros anos da revolução, período em que ocorre um acirramento das contradições inter-imperialistas com impacto direto sobre o país. A segunda seção examina de que forma a revolução influenciou os processos locais na perspectiva do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo e de seus processos históricos tendo-se em conta a situação das economias nacionais, o desenvolvimento das lutas sociais e políticas desenvolvidas pelo movimento operário e as massas populares.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.