As escolas e o dispositivo de infantilidade
Resumo
Afetada, sobretudo, pelo pensamento foucaultiano, Sandra Mara Corazza, em sua tese intitulada História da infantilidade: a-vida-a-morte e mais-valia de uma infância sem fim, cria o conceito de dispositivo de infantilidade, o qual consiste em estratégia de investimento dos indivíduos por meio de um juízo de infância. Essa ideia edificada, segundo a pesquisadora, considera as crianças como seres fracos, débeis e que, por isso, devem ser corretamente adultizados em três pontos: quanto ao seu desenvolvimento biológico, quanto ao uso de seu sexo e que sejam disciplinados para que se autogovernem: educadas por meio de tal conceito, permite-se com que se empreenda os pequenos enquanto população futura. Sendo que as crianças são educadas, sobretudo, no dispositivo escolar, o presente artigo investiga de que maneira as escolas operam esse dispositivo de infantilidade nas três modalidades mencionadas. Esse problema é verificado com auxílio de trabalhos de Bujes e Gadelha – que também são norteados pelo pensamento foucaultiano – e, também, são apresentadas algumas considerações acerca de instituições escolares no estado do Paraná.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.