O revisionismo histórico na União Soviética e na Rússia pós-soviética: anotações sobre a obra de Dmitri Volkogonov
Resumo
Na União Soviética, durante o período da perestroika, emergiu um processo de revisão da história daquele país, cujos parâmetros eram estabelecidos e controlados pelo monopólio do poder exercido pelo partido comunista. Iniciado com o objetivo de buscar na história soviética as balizas para a reestruturação socialista, à medida que a crise se acentuou e as reformas fracassaram, esse processo ultrapassou os limites previstos pelo Estado e resultou no questionamento de todo o passado soviético e de seus cânones. Quando a União Soviética se desintegrou, havia se sedimentado uma visão niilista do passado relacionado à revolução bolchevique. O objetivo deste artigo é abordar como o fenômeno do revisionismo histórico foi sistematizado na obra de Dmitri Volkogonov, um dos autores mais representativos do final da União Soviética e dos primeiros anos da Rússia pós-soviética, utilizando como fontes as biografias que ele produziu sobre os mais emblemáticos líderes da revolução soviética: Lênin, Trotsky e Stalin.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.