Volta Grande do Xingu: entre a barragem e o ouro
Resumo
A região da Volta Grande do Xingu (PA) recebe em seu território empreendimentos de grande impacto socioambiental. A usina hidrelétrica de Belo Monte, em operação desde fevereiro de 2016, ao barrar o rio Xingu provoca a redução do volume de água em um trecho de 100 km, conhecido como Trecho de Vazão de Reduzida (TVR), comprometendo atividades de pesca e navegação da população da região. Na mesma área está em processo de instalação o projeto de mineração de ouro da canadense Belo Sun, que prevê a extração 108 toneladas do minério ao longo de 17 anos. Duplamente atingidas pelos empreendimentos, populações tradicionais ribeirinhas, pequenos agricultores e garimpeiros artesanais veem seu modo de vida ameaçado e sofrem com o processo de espoliação em curso.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.