A prática da sociologia no nível médio: entre experiências que nunca cessam

  • Tiago Roberto Ramos Secretaria do Estado da Educação /PR. Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: sociologia no ensino médio, escola, currículo, política educacional

Resumo

Proponho, neste ensaio, algumas reflexões acerca da posição atual da sociologia no ensino médio. Problematizo o cenário de instabilidade institucional desenhado em meados de 2015/2016 e as ações do atual governo que sinalizam para o desmonte da estrutura educacional que vinha sendo formulada de forma democrática, participava e plural.  Objetivamente quero pontuar elementos de experiências passadas que estão presentes nas atuais propostas de mudanças da política educacional. Para tanto, retomo a história política recente brasileira observando as articulações entre as políticas educacionais e o projeto de nação. Interpreto a direção das atuais mudanças em curso para pensarmos coletivamente em estratégias de atuação capazes de preservar algumas conquistas.

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Biografia do Autor

Tiago Roberto Ramos, Secretaria do Estado da Educação /PR. Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Professor do ensino médio na rede pública do estado do Paraná. Mestre em Ciências Sociais (UEM).
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Ramos, T. R. (2017). A prática da sociologia no nível médio: entre experiências que nunca cessam. Revista Espaço Acadêmico, 16(190), 04-14. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/35728
Seção
DOSSIÊ: ENSINO DE SOCIOLOGIA (Orgs.: Fagner Carniel & Alexandre Jeronimo Correia Lima)