O ensino da disciplina de Sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores

  • Leandro Raizer UFRGS
  • Célia Elizabete Caregnato UFRGS
  • Daniel Gustavo Mocelin UFRGS
  • Thiago Ingrassia Pereira UFFS
Palavras-chave: ensino da Sociologia, perfil do professor, formação de professores, ensino médio

Resumo

O artigo apresenta um diagnóstico do ensino da disciplina de Sociologia no Brasil a partir de dados inéditos do censo escolar do ensino médio regular (INEP, 2015). Com o retorno da Sociologia as escolas de ensino médio em 2008 (Lei n. 11.684/08), é grande a expectativa sobre essa disciplina, tanto em relação a seu papel na preparação dos educandos para o pleno exercício da cidadania quanto para a qualificação da educação básica. Diante disso, o artigo apresenta dados sobre a presença da disciplina no currículo e sua carga horária, perfil do professor da disciplina, a demanda nacional de docentes, a adequação da formação específica dos docentes e as condições de ensino. Por fim, a partir do diagnóstico realizado, são problematizados os desafios para a formação de professores e a qualificação da presença da disciplina de Sociologia no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Raizer, UFRGS
Professor e pesquisador na área de sociologia, com ênfase em sociologia da educação, do conhecimento e inovação, e ensino de sociologia. Doutor em Sociologia (UFRGS/Université de Montreal). Entre as pesquisas e publicações destacam-se os seguintes temas: sociologia da educação, ensino de sociologia, política educacional, redes de conhecimento em energias renováveis, educação superior e tecnológica, políticas públicas de saúde e assistência social, ciência e tecnologia, ensino de ciências sociais, e sociologia no ensino médio. É vice-coordenador do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq), Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Professor de Ciências Sociais do Departamento de Ensino e Currículo (FACED/UFRGS). E-mail: leandroraizer@ufrgs.br
Célia Elizabete Caregnato, UFRGS
Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986/1987), Mestrado em Ciência Política pela UFRGS (1992) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Wisconsin com o grupo de pesquisa do Professor Michael Apple (2013). Foi professora na FAPA e no UniRitter onde exerceu a função de Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (2004/2008). É professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Analisa políticas e práticas sociais da educação superior e de nível médio, com base em relações entre estruturas, instituições, grupos e indivíduos. Estuda de trajetórias, disposições, posições e ações de agentes, relativamente ao campo acadêmico da educação e à escolarização, na relação com questões de desigualdades, reconhecimento e construção de legitimidades. Também analisa aspectos sociológicos e educacionais no âmbito do ensino de Sociologia, e atua como pesquisadora do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq).
Daniel Gustavo Mocelin, UFRGS
Sociólogo, Doutor (2011) e Mestre em Sociologia (2006) e Bacharel (2002) e Licenciado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerce o cargo de Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotado no Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS e pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade, Economia e Trabalho (GPSET/UFRGS/DGPB-CNPq); é coordenador do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq). Atua nas áreas de sociologia econômica; relações de emprego e de trabalho; sociologia do conhecimento; movimentos sociais; metodologia da pesquisa sociológica; fundamentos da sociologia; desenvolvimento rural; e projetos socioculturais. Estudioso das relações de trabalho e de emprego nas atividades de tecnologias da comunicação e da informação, tem publicações sobre o setor de telecomunicações que abordam as implicações sociais dos processos de reestruturação, privatização, liberalização, competicão, expansão e terceirização sobre o perfil sócio-ocupacional dos empregados, as relações laborais e a dinâmica do mercado de trabalho. Desenvolveu pesquisas para discutir teórica e metodologicamente o tema da qualidade do emprego, no contexto da sociedade informacional. Atualmente vem desenvolvendo estudos sobre a cultura, os valores e as práticas de inovação de empreendedores de micro e pequenas empresas inovadoras e intensivas em conhecimento.
Thiago Ingrassia Pereira, UFFS
Sociólogo (DRT/RS 917). Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (IFCH/UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (PPGEDU/UFRGS). Professor Adjunto II da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS) e Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis) - Bolsista FNDE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) - Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) - Mestrado Acadêmico. Possui experiência como Professor da área de Ciências Sociais em todos os níveis de ensino e em Cursos Pré-Vestibulares Populares. Áreas de pesquisa e extensão: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação, Educação Popular, Escola/Universidade Cidadã e Pedagogia de Paulo Freire. É vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e membro do Fórum Municipal de Educação de Erechim – RS. Pesquisador associado ao Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq)
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Raizer, L., Caregnato, C. E., Mocelin, D. G., & Pereira, T. I. (2017). O ensino da disciplina de Sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores. Revista Espaço Acadêmico, 16(190), 15-26. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/35759
Seção
DOSSIÊ: ENSINO DE SOCIOLOGIA (Orgs.: Fagner Carniel & Alexandre Jeronimo Correia Lima)