Fotografia e Ensino de Sociologia
Resumo
Neste texto propomos uma reflexão sobre a fotografia – e a produção de vídeos – enquanto recursos pedagógicos no ensino de Sociologia. O avanço tecnológico possibilitou o acesso massivo às câmeras e transformou cada indivíduo munido de um celular em um fotógrafo em potencial. Contudo, o acesso à tecnologia não pode ser concebido como uma panaceia. A chave para os usos pedagógicos da imagem está em aprender a olhar e exercitar a imaginação sociológica. Os aspectos não visíveis na fotografia constituem a sua riqueza. A fotografia oferece-se à análise, à reflexão sobre o real. Portanto, é necessário refletir sobre a fotografia, suas potencialidades e limites, e capacitar-se. A formação docente é essencial no processo ensino-aprendizagem, processo que não se limite à repetição e transmissão de conteúdos, mas que estimula o pensar, o imaginar sociológico. O objetivo do texto é contribuir nesta direção e estimular a busca de novos recursos pedagógicos que possibilitem a participação interessada dos discentes.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.