Fotografia e Ensino de Sociologia

Palavras-chave: Fotografia, Sociologia da Imagem, Ensino de Sociologia

Resumo

Neste texto propomos uma reflexão sobre a fotografia – e a produção de vídeos – enquanto recursos pedagógicos no ensino de Sociologia. O avanço tecnológico possibilitou o acesso massivo às câmeras e transformou cada indivíduo munido de um celular em um fotógrafo em potencial. Contudo, o acesso à tecnologia não pode ser concebido como uma panaceia. A chave para os usos pedagógicos da imagem está em aprender a olhar e exercitar a imaginação sociológica. Os aspectos não visíveis na fotografia constituem a sua riqueza. A fotografia oferece-se à análise, à reflexão sobre o real. Portanto, é necessário refletir sobre a fotografia, suas potencialidades e limites, e capacitar-se. A formação docente é essencial no processo ensino-aprendizagem, processo que não se limite à repetição e transmissão de conteúdos, mas que estimula o pensar, o imaginar sociológico. O objetivo do texto é contribuir nesta direção e estimular a busca de novos recursos pedagógicos que possibilitem a participação interessada dos discentes.

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Biografia do Autor

Antonio Ozaí da Silva, UEM, Maringá
Doutor em Educação (USP) e Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Ciências Sociais
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Silva, A. O. da. (2017). Fotografia e Ensino de Sociologia. Revista Espaço Acadêmico, 16(190), 41-51. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/35765
Seção
DOSSIÊ: ENSINO DE SOCIOLOGIA (Orgs.: Fagner Carniel & Alexandre Jeronimo Correia Lima)