A importância da diversidade na educação: um olhar sobre a cultura afro-brasileira

Palavras-chave: Escolas, Contexto Escolar, Currículo, Lei 10.639/03.

Resumo

Em se tratando de questões raciais, percebe-se uma diferença no tratamento dado a temática da cultura afro-brasileira na escola, para tanto o governo por meio da Lei 10.636/03, tornava obrigatória a inserção da temática “história e cultura afro-brasileira”. No intuito de verificar como é tratamento da temática afro na Lei 10.639/03, desenvolveu-se a presente pesquisa bibliográfica e documental. Na parte bibliográfica, buscou-se fundamentação teórica relativa à cultura afro-brasileira. Na parte de documental, analisa-se a Lei 10.639/03 e sua base contextual. A discussão acerca da contribuição desse segmento social, na constituição da cultura brasileira, com destaque para a utilização das manifestações de cunho artístico-cultural, como instrumento de ensino-aprendizagem surge como algo necessário para expor as insatisfações. E por último, e não menos importante, destaca-se, especialmente, a contribuição das matrizes religiosas africanas, na discussão da formação religiosa no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Daniel de Sousa dos Santos, Universidade Federal de Rondônia
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: moises_daniell@hotmail.com
Publicado
2018-02-05
Como Citar
Santos, M. D. de S. dos. (2018). A importância da diversidade na educação: um olhar sobre a cultura afro-brasileira. Revista Espaço Acadêmico, 17(201), 11-20. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/35784