A importância da diversidade na educação: um olhar sobre a cultura afro-brasileira
Resumo
Em se tratando de questões raciais, percebe-se uma diferença no tratamento dado a temática da cultura afro-brasileira na escola, para tanto o governo por meio da Lei 10.636/03, tornava obrigatória a inserção da temática “história e cultura afro-brasileira”. No intuito de verificar como é tratamento da temática afro na Lei 10.639/03, desenvolveu-se a presente pesquisa bibliográfica e documental. Na parte bibliográfica, buscou-se fundamentação teórica relativa à cultura afro-brasileira. Na parte de documental, analisa-se a Lei 10.639/03 e sua base contextual. A discussão acerca da contribuição desse segmento social, na constituição da cultura brasileira, com destaque para a utilização das manifestações de cunho artístico-cultural, como instrumento de ensino-aprendizagem surge como algo necessário para expor as insatisfações. E por último, e não menos importante, destaca-se, especialmente, a contribuição das matrizes religiosas africanas, na discussão da formação religiosa no contexto escolar.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.