A mulher e o seu dia
Resumo
Em março de 1955, o jornal francês “l’Humanité” desencadeia a propagação do mito de que o dia internacional da mulher– 08 de março – é comemorado por causa de uma manifestação de operárias em Nova York, no ano de 1857. Dois anos depois (1957), ele volta a afirmar o mesmo boato. Desde então tem-se acreditado nessa origem, ainda que sem provas plausíveis. Entretanto, em decorrência de pesquisas feitas em livros feministas, em documentos do movimento e em jornais da época, provando que não há relato de manifesto, nem de repressão policial em tal data, outras hipóteses são colocadas em questão.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.