Situações-problema e tecnologias digitais: reflexões sobre o insucesso de uma prática pedagógica

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Palavras-chave: Ação pedagógica, aprendizagem, matemática

Resumo

O trabalho apresenta uma discussão sobre a questão do insucesso de uma prática pedagógica desenvolvida com alunos do nono ano do ensino fundamental, em um processo de dar-se-conta sobre a construção e a utilização de situações-problema e das tecnologias digitais nas aulas de matemática. No trabalho apresentamos a produção do professor e as produções dos alunos, buscando um conversar teorizado sobre a ação. A percepção sobre o insucesso não é uma situação fácil, pois evidencia as fragilidades do professor porém potencializa a situação de perceber o erro e aprender com ele acarretando na criação de possibilidades capazes de gerar aprendizagens significativas tanto para os alunos quanto para os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Professor Assistente da UFGD; Doutorando em Educação; Mestre em Educação em Ciências; Licenciado em Matemática; CLíder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - CNPq.
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Figueiredo, T. D. (2017). Situações-problema e tecnologias digitais: reflexões sobre o insucesso de uma prática pedagógica. Revista Espaço Acadêmico, 17(199), 59-70. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/35880