Situações-problema e tecnologias digitais: reflexões sobre o insucesso de uma prática pedagógica
Resumo
O trabalho apresenta uma discussão sobre a questão do insucesso de uma prática pedagógica desenvolvida com alunos do nono ano do ensino fundamental, em um processo de dar-se-conta sobre a construção e a utilização de situações-problema e das tecnologias digitais nas aulas de matemática. No trabalho apresentamos a produção do professor e as produções dos alunos, buscando um conversar teorizado sobre a ação. A percepção sobre o insucesso não é uma situação fácil, pois evidencia as fragilidades do professor porém potencializa a situação de perceber o erro e aprender com ele acarretando na criação de possibilidades capazes de gerar aprendizagens significativas tanto para os alunos quanto para os professores.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.