Proposta de redução da maioridade penal: a prisão como vingança e equívoco social
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a proposta legislativa de redução da maioridade penal no Brasil, visto que tal processo se encontra em tramitação no Senado Federal, por meio da Proposta de Emenda Constitucional 115/2015. Para concretização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a qual identificou o Estatuto da Criança e do Adolescente como uma grande conquista social brasileira, responsável pelo reconhecimento do público infanto-juvenil como sujeito de direitos. Identificou-se, ainda, que a proposta de rebaixamento da idade penal se encontra em desacordo com os princípios relacionados aos direitos humanos, principalmente no tocante a ampliação do uso da prisão como pena principal de nossa sociedade. Conclui-se que a redução da idade penal não apresenta relação direta com a diminuição da criminalidade e, caso implementada, há de se configurar como clamoroso retrocesso civilizatório.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.