Proposta de redução da maioridade penal: a prisão como vingança e equívoco social

  • Nelson Gomes de Santana Silva Junior UFPB
  • Renata Monteiro Garcia UFPB
Palavras-chave: Infância, Adolescência, Idade Penal, Direitos Humanos, PEC 115/2015

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a proposta legislativa de redução da maioridade penal no Brasil, visto que tal processo se encontra em tramitação no Senado Federal, por meio da Proposta de Emenda Constitucional 115/2015. Para concretização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a qual identificou o Estatuto da Criança e do Adolescente como uma grande conquista social brasileira, responsável pelo reconhecimento do público infanto-juvenil como sujeito de direitos. Identificou-se, ainda, que a proposta de rebaixamento da idade penal se encontra em desacordo com os princípios relacionados aos direitos humanos, principalmente no tocante a ampliação do uso da prisão como pena principal de nossa sociedade. Conclui-se que a redução da idade penal não apresenta relação direta com a diminuição da criminalidade e, caso implementada, há de se configurar como clamoroso retrocesso civilizatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Gomes de Santana Silva Junior, UFPB

Psicólogo graduado pela UFF. Mestre em Psicologia Social pela UFES. Doutor em Psicologia pela UFRN. Docente do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPB.

 

http://lattes.cnpq.br/5706730424014018

Renata Monteiro Garcia, UFPB
Psicóloga graduada pela UFF. Mestre em Psicologia Social pela UERJ. Doutoranda em Psicologia pela UFRN. Docente do Departamento de Educação da UFPB.
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Silva Junior, N. G. de S., & Garcia, R. M. (2017). Proposta de redução da maioridade penal: a prisão como vingança e equívoco social. Revista Espaço Acadêmico, 17(199), 131-142. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/36000