A impossível neutralidade discursiva na práxis educacional e a improbidade ideológica da Escola sem Partido

  • Renato Nunes Bittencourt FACC-UFRJ
Palavras-chave: Ideologia, Neutralidade, Política, Neoliberalismo, Currículo.

Resumo

O artigo aborda o cerceamento da liberdade de cátedra do professor na realidade educacional brasileira mediante o projeto ideológico da Escola sem Partido, que apregoa o fim do partidarismo político na atuação docente em sala de aula. Contudo, o citado projeto mascara suas reais intenções, que é a de eliminar da atuação do professor o seu papel de estimulador da reflexão crítica sobre os problemas sociais de nossa realidade política, auxiliando assim os estudantes a compreenderem as nossas contradições estruturais. A ideologia da Escola sem Partido defende a neutralidade pedagógica, mas a própria construção curricular já denota ausência de neutralidade, pois diversos critérios e interesses ocultos se encontram subjacentes no currículo pedagógico. 

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, FACC-UFRJ
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Professor da FACC-UFRJ
Publicado
2017-04-01
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2017). A impossível neutralidade discursiva na práxis educacional e a improbidade ideológica da Escola sem Partido. Revista Espaço Acadêmico, 16(191), 117-133. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/36386