Sobre o crescimento da produtividade científica brasileira: anotações

  • Rita de Cássia R. Louzada Universidade Federal do Espirito Santo
Palavras-chave: ciência, pós-graduação, produtividade científica

Resumo

O artigo se propõe a refletir sobre o aumento da produtividade na produção científica brasileira, incluindo nessa empreitada, a figura do pós-graduando.   

A partir de revisão bibliográfica e dados das agências oficiais brasilerias, a autora mostra que o cresciemnto da produtividade científica em nosso meio coincidiu com o aumento dos programas de pós-graduação. O texto termina levantando a seguinte questão: pós-graduação é trabalho? 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia R. Louzada, Universidade Federal do Espirito Santo
Graduada em Psicologia (UFRJ), Mestrado em Psicologia e Doutorado em Saúde Mental, todos pela UFRJ. Pós-doutorado em Saúde Coletiva, em andamento (IMS-UERJ). É docente da UFES (Dep de Psicologia Social e do Desenvolvimento), e está licenciada e lotada provisoriamente no Instituto de Psiquiatria da UFRJ.  Atua no Prrograma Organização do Trabalho e Saúde Mental e no Programa de Residência Multiprofisisonal em Saúde Mental, ambos no Instituto de Psiquiatria-UFRJ. Atua também como Avaliadora de Cursos de Graduação e Coordenadora do Nucleo da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP_RJ[).
Publicado
2019-01-13
Como Citar
Louzada, R. de C. R. (2019). Sobre o crescimento da produtividade científica brasileira: anotações. Revista Espaço Acadêmico, 2(18). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/36401