“Não encosta em Deus”: Porta dos Fundos e religião
Resumo
A relação entre humor e religião é, desde há muito, polêmica e conturbada, e desde os atentados ao Charlie Hebdo, está sob forte pressão. No Brasil, no centro desta polêmica está a produção do canal de vídeos de humor Porta dos Fundos, que desperta fortes reações públicas e processos judiciais sob a alegação de desrespeito às religiões. Este artigo objetiva analisar a relevância e abordagem do canal do tema da religião. Sendo a pesquisa sobre canais do youtube uma novidade, este trabalho constitui uma experiência exploratória. Utilizamos as metodologias quantitativa, para analisar o peso do tema religioso e sua relação com o conjunto dos roteiristas e com o conjunto de vídeos do canal, e a metodologia qualitativa, promovendo uma análise do discurso sobre o fenômeno religioso realizado pelo Porta dos Fundos. Utilizamos um referencial teórico sociológico fundamentado em Weber para compreender o discurso do canal, bem como a teoria do humorismo de Pirandello para refletir sobre a forma em que o discurso é orquestrado.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.