Gilberto Gil e a reconstrução artística – política do conceito de negritude em “Refavela”.

  • Christian Ribeiro Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Palavras-chave: movimentos negros brasileiros, negritude brasileira, diáspora africana

Resumo

As formas de análise e discussão acerca do que seja negritude com suas consequências, possibilidades e incorporação a sociedade brasileira, são das mais variáveis e infinitas. Neste sentido, para delimitar nosso foco de análise, e os objetivos de nossa problematização, destacamos que este artigo, tem como premissa o desenvolver análise sociológica acerca da inserção do conceito de negritude à realidade social - cultural brasileira, dos anos 1970, através da elaboração, concepção e realização do álbum "Refavela" de Gilberto Gil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Ribeiro, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo. Sociólogo, com bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas (1999); Mestre em Urbanismo (Gestão Urbana) pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas (2006). Pesquisador das temáticas: negritude brasileira; movimentos sociais urbanos; juventude e cidadania.
Publicado
2018-03-10
Como Citar
Ribeiro, C. (2018). Gilberto Gil e a reconstrução artística – política do conceito de negritude em “Refavela”. Revista Espaço Acadêmico, 17(202), 97-111. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/37693