Além do arco e flecha: a construção étnico-identitária a partir da educação bilíngue indígena Potiguara-PB

  • Pedro Lôbo dos Santos Secretarias Municipais de Educação de Baia da Traição e de Mataraca/PB
  • Eduardo Dias da Silva Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem da Universidade de Brasília (GECAL/UnB/CNPq) e Formação de Professores de Línguas e Literatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (FORPROLL/UFVJM/CNPq). http://orcid.org/0000-0003-2555-6657
Palavras-chave: Escola bilíngue indígena, Estudantes indígenas, Educação Básica, Inclusão Social

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa, consiste em apresentar algumas reflexões suscitadas a partir da relação entre teoria e prática como contribuintes para a formação da identidade étnico-racial de estudantes indígenas em uma escola municipal de ensino fundamental da Paraíba – Brasil, traduzidas na experiência do fazer pedagógico. Professores deparam-se com a falta de instrumentos pedagógicos e práticos no desenvolvimento de estratégias para melhor exercerem a inclusão social indígena. Esta questão está presente no contexto das instituições de Educação Básica, explicitando a complexidade embutida na categorização da escola bilíngue indígena, sobretudo considerando a construção histórica desse conceito no contexto brasileiro. Por meio deste trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes indígenas mediado por professores crítico-reflexivos, e compreender que o desenvolvimento deste espaço no ambiente escolar não se limita às teorias e às metodologias de inclusão, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a escola bilíngue indígena de e para estudantes indígenas por práticas emancipatórias do indivíduo que se quer partícipe socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Lôbo dos Santos, Secretarias Municipais de Educação de Baia da Traição e de Mataraca/PB
Professor Especialista de Educação Básica nos municípios de Baia da Traição e de Mataraca/PB. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Especialização em Psicologia Institucional e em Arte, Educação e Sociedade pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa-CINTEP.
Eduardo Dias da Silva, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem da Universidade de Brasília (GECAL/UnB/CNPq) e Formação de Professores de Línguas e Literatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (FORPROLL/UFVJM/CNPq).
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador do Núcleo e do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/GECAL/CNPq) e do Grupo de Pesquisa de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Atualmente, Diretor do Centro Interescolar de línguas do Paranoá (CIL-Paranoá) pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das minhas atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Santos, P. L. dos, & Silva, E. D. da. (2017). Além do arco e flecha: a construção étnico-identitária a partir da educação bilíngue indígena Potiguara-PB. Revista Espaço Acadêmico, 17(199), 49-58. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/37842