O direito em fala: sobre bichas e homens no futebol brasileiro

  • João Carlos da Cunha Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Palavras-chave: Liberdade de expressão, Homofobia. Discurso de Ódio. Futebol

Resumo

Ressalta como as instituições (formais e informais) domesticam para a imposição de ideais performativos de liberdade de expressão e consideram o espaço de domínio político dos discursos de ódio. Nesse sentido, investiga de que forma o discurso de liberdade de expressão constitucionalmente garantido, pode promover ações e enunciações de ódio contra homossexualidades. Tem como hipótese o seguinte: a constituição do ódio nas práticas futebolísticas brasileiras é norteada por um processo de discursividade jurídica e política, as quais docilizam indivíduos em espaços subjetivos cristalizados e espaços físicos localizados para a sua realização concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos da Cunha Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Professor na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (MA).
Publicado
2017-11-03
Como Citar
Moura, J. C. da C. (2017). O direito em fala: sobre bichas e homens no futebol brasileiro. Revista Espaço Acadêmico, 17(198), 70-79. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/37993