O Boletim de História da Faculdade Nacional de Filosofia (1958-1963): uma crítica ao Ensino de História
Resumo
Durante as décadas de 1950 e 1960 estavam em pauta a disciplina de História, sua construção e a renovação dos livros didáticos no País. Na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, o ambiente era de intenso debate em torno das propostas de reformas educacionais. Mas, além de inexistir um espaço acadêmico consolidado, havia pouco incentivo de órgãos de fomento à pesquisa; tais fatores caracterizavam ainda mais a faculdade como um espaço de atividades voltadas para o ensino, sem a sua contraparte necessária, e almejada, de pesquisa.
Questionamentos acerca da inovação do ensino de História – um debate entre uma historiografia tradicional, que continuava privilegiando o positivismo e a História oficial, com seus agentes políticos, e a nova historiografia, que questionava este modelo de interpretação – refletiram-se dentro do ambiente acadêmico com a fundação do Centro de Estudos de História (CEH) em 27 de agosto de 1958, dando vida ao Boletim de História, uma revista elaborada por estudantes e professores. Este artigo busca apresentar os questionamentos presentes nas edições do boletim.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.