O Boletim de História da Faculdade Nacional de Filosofia (1958-1963): uma crítica ao Ensino de História

  • Vanessa Clemente Cardoso Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Goiás - nível doutorado.
Palavras-chave: Boletim de História, Reforma Educacional, Escrita da História, Faculdade Nacional de Filosofia.

Resumo

Durante as décadas de 1950 e 1960 estavam em pauta a disciplina de História, sua construção e a renovação dos livros didáticos no País. Na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, o ambiente era de intenso debate em torno das propostas de reformas educacionais. Mas, além de inexistir um espaço acadêmico consolidado, havia pouco incentivo de órgãos de fomento à pesquisa; tais fatores caracterizavam ainda mais a faculdade como um espaço de atividades voltadas para o ensino, sem a sua contraparte necessária, e almejada, de pesquisa.

Questionamentos acerca da inovação do ensino de História – um debate entre uma historiografia tradicional, que continuava privilegiando o positivismo e a História oficial, com seus agentes políticos, e a nova historiografia, que questionava este modelo de interpretação – refletiram-se dentro do ambiente acadêmico com a fundação do Centro de Estudos de História (CEH) em 27 de agosto de 1958, dando vida ao Boletim de História, uma revista elaborada por estudantes e professores. Este artigo busca apresentar os questionamentos presentes nas edições do boletim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Clemente Cardoso, Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Goiás - nível doutorado.
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é doutoranda pela mesma instituição e bolsista pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, história da educação, ensino de história, livro didático e Ditadura Militar. Atua na linha de pesquisa Ensino da história escolar: narrativas históricas (re)produzidas no ambiente. 
Publicado
2017-11-03
Como Citar
Cardoso, V. C. (2017). O Boletim de História da Faculdade Nacional de Filosofia (1958-1963): uma crítica ao Ensino de História. Revista Espaço Acadêmico, 17(198), 110-121. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/38017