A indústria do abuso no Japão
Resumo
Poucas coisas no Japão chamam mais atenção de quem chega ao país que o espetáculo de dezenas de crianças, todas vestidas iguaizinhas, em geral com chapeuzinhos coloridos, caminhando pelas calçadas, sob a guarda vigilante de duas ou mais professoras. Estas são as crianças ou dos jardins de infância ou dos primeiros anos do curso primário, nas suas saídas a museus, parques ou mesmo só para dar uma voltinha no quarteirão. Esta imagem personifica aquilo que se chama no Japão de "kawaii" – ou seja, engraçadinho. E engraçadinhos são também os bebês e crianças pequenas no cestinho das bicicletas das mães, alguns adormecidos, outros apontando coisas e até cantando.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.