Caupolicán e o cachorro do Pablo Neruda

  • Eva Paulino Bueno St. Mary's University, Texas
Palavras-chave: América, História, Colonização

Resumo

Era uma vez um país latino-americano, cujos habitantes originais eram chamados mapuches. Este nome vem de uma das variantes da língua quechua e quer dizer “água que se perde entre as pedras”. Os mapuches eram razoavelmente numerosos e viviam nos territórios hoje conhecidos como o Chile e a Argentina. Infelizmente, tal como sucedeu com muitos outros habitantes pré-colombianos das Américas, uma grande parte dos mapuches sucumbiu ante o zelo europeu, aquele coquetel de cruzes, mosquetes e espadas, que as flechas e os tacapes não podiam conter, e doenças que os sistemas imunológicos dos índios não tinham como combater.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Paulino Bueno, St. Mary's University, Texas

Atualmente é professora de Espanhol e Português na St. Mary´s University, em San Antonio, Texas. É autora de vários livros e artigos sobre literatura brasileira, cultura popular, e estudos da mulher. Seu livro mais recente é uma enciclopédia, Latin American Women Writers, An Encyclopedia(Routledge)

Publicado
2020-04-26
Como Citar
Bueno, E. P. (2020). Caupolicán e o cachorro do Pablo Neruda. Revista Espaço Acadêmico, 3(27). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/38163