Cultura Política e o sistema brasileiro de provisão e financiamento de habitações populares: algumas reflexões.
Resumo
O presente artigo objetiva analisar por meio das teorias que embasam os estudos sobre cultura política no âmbito da ciência política, o histórico das políticas habitacionais brasileiras e seu déficit assistencial às famílias ou pessoas com renda até 3 SM. Objetiva-se com isto, analisar mais precisamente o que estamos conceituando enquanto uma transição paradigmática que vem ocorrendo em seu ínterim gestionário, isto é, a transição passando de uma cultura política implantada pela via do paroquialismo, ou seja, um sistema aonde o não reconhecimento de si próprio enquanto sujeito-político faz com que o cidadão renegue a sua participação nas estruturas de poder, já que existe alguém que decida por ele (a), destoando de uma avaliação crítica a respeito do mesmo pelo simples fato de não conhecer os seus fundamentos e estruturas, para uma cultura cívica participativa, que teve seu apogeu durante as décadas de 70 e 80 mediante disseminação de movimentos urbanos que começaram a desenvolver uma prática militante que visava resolver a questão dos investimentos em habitação através da participação dos seus beneficiários no âmbito destas políticas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.