A Pedra e a Alavanca: organizações anarquistas e o sindicalismo no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1964)

  • Rafael Viana da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: anarquismo, sindicalismo revolucionário, redemocratização

Resumo

Este artigo pretende analisar a presença das organizações políticas anarquistas no período conhecido historiograficamente como redemocratização e a posição sindical dos anarquistas de Rio de Janeiro e São Paulo. A partir do debate sobre o papel do sindicalismo revolucionário, os anarquistas traçariam estratégias de intervenção em realidades sindicais específicas com o objetivo de retomarem a influência outrora perdida. A partir do diálogo com a historiografia deste tema e fundamentado em diversas fontes (atas, jornais e imagens) do período pretende-se nesse artigo, relativizar a tese que dissocia a estratégia sindicalista revolucionária do anarquismo e apresentar o trabalho realizado pelos seus militantes em determinados sindicatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Viana da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2007-2012 e mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a dissertação de mestrado "Elementos Inflamáveis: Organizações e Militância Anarquista no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1964)" onde pesquisou as organizações e a militância anarquista neste período, no Brasil. No doutorado (UFRRJ) dedica-se a compreender as variadas formas de resistência anarquista durante a ditadura militar no Brasil, Argentina e Uruguai, enfatizando as experiências de luta armada operadas pela Federação Anarquista Uruguaia (FAU) e Resistência Libertária (RL) no contexto latino-americano. Tem como principal objeto de pesquisa o anarquismo, mas se interessa pelo estudo do socialismo de maneira mais ampla, o sindicalismo revolucionário, movimentos populares, história das esquerdas, do movimento operário e pensamento social libertário. Na área de história, desenvolve pesquisas voltada ao campo da História Política e da História Social. 
Publicado
2017-09-08
Como Citar
Silva, R. V. da. (2017). A Pedra e a Alavanca: organizações anarquistas e o sindicalismo no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1964). Revista Espaço Acadêmico, 17(196), 28-40. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/39313
Seção
DOSSIÊ: Anarquismo: educação, gênero e movimentos sociais (Org.: Prof. Dr. Rogério Cunha de Castro)