Devir construtoras: experimentando lugares físicos e subjetivos de autogoverno

  • Flávia Fernandes Carvalhaes Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
  • Alejandra Astrid Leon Cedeño Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: autoconstrução, cartografia, Psicologia Comunitária do Cotidiano

Resumo

Este texto reflete sobre a experiência de autoconstrução que possibilitou a recuperação de um espaço comunitário de forma autogovernada e potente. Em um primeiro momento, será problematizada a cartografia como o caminho de investigação que subsidiou esta analise. Em seguida, buscaremos um diálogo entre os conceitos de “reconstrução responsável” e “saberes localizados” de Donna Haraway (1999); o conceito de “corpo” problematizado por Elis Telles (2015); e o conceito de “devir” tal qual articulado por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997). Na continuidade, analisaremos a revisão em nossos corpos de alguns princípios da Psicologia Comunitária do Cotidiano (LEÓN CEDEÑO, 2012). Ao longo dos dois subtópicos anteriores serão apresentados alguns relatos dos mutirões de reconstrução realizados. O texto finaliza com a reflexão sobre o que estamos construindo em termos de conceitos e práticas afins à democracia participativa, em lampejos cotidianos de autogoverno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Fernandes Carvalhaes, Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e psicóloga do CREAS 2 de Londrina na política pública de Assistência Social.
Alejandra Astrid Leon Cedeño, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora efetiva do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina e dançarina da companhia Rhamza Alli - Escola de Dança do Ventre. 
Publicado
2017-11-03
Como Citar
Carvalhaes, F. F., & Cedeño, A. A. L. (2017). Devir construtoras: experimentando lugares físicos e subjetivos de autogoverno. Revista Espaço Acadêmico, 17(198), 01-13. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/39491
Seção
DOSSIÊ: Ações comunitárias do cotidiano (Orgs.: Alejandra Astrid Leon Cedeno, Flávia F. de Carvalhaes e Rafael B. Silva)