O acervo documental na escola: preservando o passado

  • Simone Aparecida Dupla UEPG
Palavras-chave: arquivo, preservação, memória, História.

Resumo

A descoberta do arquivo e aquilo que ele compõe é fetiche de todo pesquisador, que espera encontrar de repente, na esquina de algum memorando, processo ou rascunho abandonado à própria sorte, um relato acerca do passado. No entanto estes corpus documentais, muitas vezes estão abandonados a própria sorte e é preciso unir esforços para sua catalogação e preservação, afim de que estes não se percam devido ao descaso e a falta de interesse. Assim, o presente texto tem como objetivo apresentar os primeiros passos na higienização da documentação, que virá a compor o arquivo físico, do Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Ponta Grossa (PR), cujos registros iniciais datam de 1967. Bem como, salientar a importância da preservação e acondicionamento adequados dos documentos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Dupla, UEPG
Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, tutora do curso de Licenciatura em História - EaD - UEPG. Doutoranda em História pela UEM.
Publicado
2018-02-05
Como Citar
Dupla, S. A. (2018). O acervo documental na escola: preservando o passado. Revista Espaço Acadêmico, 17(201), 68-76. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40153