Apologia da competência e a defesa da universidade pública

Palavras-chave: Educação superior, Universidade, Política

Resumo

No campo universitário, dois discursos se destacam: o discurso da competência e o da defesa da universidade pública. Se a universidade é pública, em tese, ela pertence à coletividade, é um bem-comum. Assim, precisamos de competência para defendê-la. Afinal, é preciso cuidar do que é nosso. E, para isso, é preciso a participação de todos. Portanto, ao contrário do que imagina o senso comum douto, os discursos não são incompatíveis – embora haja quem vista a camisa de paladino da universidade pública e negue ao outro o direito de também ser um defensor do ensino público. Com efeito, os diferentes poderes no campo acadêmico são concorrentes, mas complementares; sob certas condições, chegam mesmo a serem solidários.

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Biografia do Autor

Antonio Ozaí da Silva, UEM, Maringá

Docente na UEM e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo.

Publicado
2017-12-11
Como Citar
Silva, A. O. da. (2017). Apologia da competência e a defesa da universidade pública. Revista Espaço Acadêmico, 2(14). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40532