Apologia da competência e a defesa da universidade pública
Resumo
No campo universitário, dois discursos se destacam: o discurso da competência e o da defesa da universidade pública. Se a universidade é pública, em tese, ela pertence à coletividade, é um bem-comum. Assim, precisamos de competência para defendê-la. Afinal, é preciso cuidar do que é nosso. E, para isso, é preciso a participação de todos. Portanto, ao contrário do que imagina o senso comum douto, os discursos não são incompatíveis – embora haja quem vista a camisa de paladino da universidade pública e negue ao outro o direito de também ser um defensor do ensino público. Com efeito, os diferentes poderes no campo acadêmico são concorrentes, mas complementares; sob certas condições, chegam mesmo a serem solidários.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.