TRAGTENBERG, Maurício. A delinquência acadêmica

  • REA Editor UEM
Palavras-chave: Maurício Tragtenberg, Universidade, Delinquência

Resumo

O tema é amplo: a relação entre a dominação e o saber, a relação entre o intelectual e a universidade como instituição dominante ligada à dominação, a universidade antipovo. A universidade está em crise. Isto ocorre porque a sociedade está em crise; através da crise da universidade é que os jovens funcionam detectando as contradições profundas do social, refletidas na universidade. A universidade não é algo tão essencial como a linguagem; ela é simplesmente uma instituição dominante ligada à dominação. Não é uma instituição neutra; é uma instituição de classe, onde as contradições de classe aparecem. Para obscurecer esses fatores ela desenvolve uma ideologia do saber neutro, científico, a neutralidade cultural e o mito de um saber “objetivo”, acima das contradições sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

REA Editor, UEM
TRAGTENBERG, Maurício. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP); autor de “Burocracia e Ideologia” e “Administração, Poder e Ideologia”, entre outras obras.
Publicado
2017-12-11
Como Citar
Editor, R. (2017). TRAGTENBERG, Maurício. A delinquência acadêmica. Revista Espaço Acadêmico, 2(14). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40630