Cinema, cultura e ensino de História: considerações sobre o uso do recurso cinematográfico em sala de aula

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI
Palavras-chave: Educação, Cinema, Ensino de História, Educação Histórica.

Resumo

Buscamos neste artigo promover uma reflexão sobre as potencialidades do uso do cinema em sala de aula, sobretudo no campo do ensino de História, apontando também para as questões problemáticas concernentes com esse instrumento pedagógico. Embora tenha ocorrido uma qualificação crescente nos últimos anos, tanto na utilização do cinema como objeto de pesquisa histórica como no uso do mesmo como recurso didático, ainda nos deparamos com o uso inadequado do mesmo, além de polêmicas decorrentes. Deste modo, acreditamos ainda ser necessário propor a reflexão e o apontamento de possibilidades e formas de uso, direcionando docentes e discentes para um aperfeiçoamento constante no sentido de melhor aproveitar a construção fílmica no âmbito da pesquisa e ensino.

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Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI
Doutorando em História (bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História e Geografia, atuando também em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestão 2016-2017) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde é vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2018). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018), onde também integra a Câmara Técnica. Associado ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História.Pedagogia e em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) e membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Esteve vinculado ao Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros (NETB) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS (2011-2016). Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestão 2016-2017) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; relações interétnicas; formação de redes sociais; organização social; educação, política e religião; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus, acervos e arquivos documentais e históricos; ensino de História.
Publicado
2018-02-05
Como Citar
Santos, R. L. dos. (2018). Cinema, cultura e ensino de História: considerações sobre o uso do recurso cinematográfico em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, 17(201), 21-30. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40664