Introdução à teoria da democracia de conselhos

  • Natalia Scartezini Universidade Estadual Paulista - UNESP / Marília-SP
Palavras-chave: Democracia de Conselhos, Teoria Marxista, Socialismo.

Resumo

A democracia de Conselhos é uma forma tipicamente popular de organização e intervenção política que opõe-se em práticas e em fundamentos à democracia representativa parlamentar, uma vez que o caráter da representatividade exercida pelo conselho é estritamente distinto: de mandato representativo busca-se a instituição de mandato imperativo, a partir do qual seja possível haver correlação direta entre os anseios dos mandantes e o exercício do mandatário, bem como maior controle deste por parte dos primeiros. A democracia de Conselhos possibilita ainda a reconciliação entre a esfera política e a esfera produtiva, instâncias historicamente apartadas pelo modo de produção capitalista, com vistas a viabilizar um maior e mais efetivo controle das classes trabalhadoras. Sendo assim, é importante retomar o estudo a respeito desta forma de exercício político não apenas com fins proselitistas, mas visando, sobretudo, colaborar com as organizações populares emergentes em sua tarefa histórica de transformação do atual metabolismo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Scartezini, Universidade Estadual Paulista - UNESP / Marília-SP

Doutoranda em Ciências Sociais pela UNESP/SP de Marília. Mestra em Sociologia e graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura plena) pela UNESP de Araraquara/SP. Docente do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP/MG.

Publicado
2018-03-10
Como Citar
Scartezini, N. (2018). Introdução à teoria da democracia de conselhos. Revista Espaço Acadêmico, 17(202), 112-124. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40876