Introdução à teoria da democracia de conselhos
Resumo
A democracia de Conselhos é uma forma tipicamente popular de organização e intervenção política que opõe-se em práticas e em fundamentos à democracia representativa parlamentar, uma vez que o caráter da representatividade exercida pelo conselho é estritamente distinto: de mandato representativo busca-se a instituição de mandato imperativo, a partir do qual seja possível haver correlação direta entre os anseios dos mandantes e o exercício do mandatário, bem como maior controle deste por parte dos primeiros. A democracia de Conselhos possibilita ainda a reconciliação entre a esfera política e a esfera produtiva, instâncias historicamente apartadas pelo modo de produção capitalista, com vistas a viabilizar um maior e mais efetivo controle das classes trabalhadoras. Sendo assim, é importante retomar o estudo a respeito desta forma de exercício político não apenas com fins proselitistas, mas visando, sobretudo, colaborar com as organizações populares emergentes em sua tarefa histórica de transformação do atual metabolismo social.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.