A retórica da sedução e do poder em "O casamento do céu e do inferno" de William Blake

  • Dênis Sebastião Ramos Firmino Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: Energia, Razão, Liberdade, Diabo, Intertextualidade.

Resumo

O artigo propõe discutir como o escritor e pintor William Blake desenvolveu representações acerca da figura do diabo na obra O casamento do céu e do inferno (1790). Ao se apropriar dos ideais advindos da Revolução Francesa e do Romantismo, que eclodiram no final do século XVIII, o escritor empreendeu críticas contra a monarquia e a Igreja Católica. A caracterização de Satanás como entidade propulsora de liberdade e de realização de desejos posicionará as doutrinas religiosas à margem do discurso demoníaco de poder e de sedução, elaborado por Blake. O autor elegeu as palavras Energia e Razão para ensejar concepções e diálogos intertextuais à luz dos textos bíblicos e de obras da arte literária. Nessa perspectiva, a palavra Energia despertará o anseio pela liberdade, porém aqueles que seguem a Razão estão fadados a uma vida desvinculada de  horizontes. Os questionamentos aos dogmas cristãos, que outrora eram tidos como anátema, são formulados por Blake para estimular a independência de pensamento dos indivíduos. A valorização da liberdade e a produção de ideias revolucionárias em torno da figura satânica são os elementos candentes que configurarão o diabo como símbolo de poder em O casamento do céu e do inferno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dênis Sebastião Ramos Firmino, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Letras - Teoria Literária (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia - (UFU). Especialista pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (2007) no curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" : Especialização em Cinema e Literatura em Sala de Aula. Graduado em Letras (2005), com licenciatura plena em Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Estudos com ênfase em Literatura, com interesse especial sobre os seguintes temas: Dramaturgia Brasileira, Teoria Literária, Estudos de Literatura Comparada, com ênfase no diálogo entre a Literatura e o Cinema. Atualmente é Técnico em Educação na Universidade Federal de Uberlândia - (UFU).

Publicado
2018-02-05
Como Citar
Firmino, D. S. R. (2018). A retórica da sedução e do poder em "O casamento do céu e do inferno" de William Blake. Revista Espaço Acadêmico, 17(201), 77-89. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40995