CARDOSO, Lucileide Costa; CARDOSO, Célia (Orgs.). Ditaduras: memória, violência e silenciamento. Salvador: Edufba UFBA, 2017 (670 p.)

  • REA Editor UEM
Palavras-chave: História, Política, Brasil, Ditadura

Resumo

O livro é fundamentado nas categorias de ditadura, memória, violência e silenciamento. Os artigos presentes na publicação expressam questões epistemológicas e historiográficas que discutem o caráter dos regimes autoritários e suas influências na organização de políticas de memórias que definem o presente. Na primeira parte da obra, são enfatizados os trabalhos que dialogam mais diretamente com as relações entre memória e história, levando em consideração de que a história só poderá ser compreendida a partir do entendimento dessa dinâmica. Na segunda parte, foram reunidos os artigos que tratam diretamente da ditadura civil-militar brasileira e abordam seus aspectos políticos, econômicos e sociais. A terceira e última parte compreendem os artigos que tratam das realidades do Nordeste e, em particular, da Bahia, envolvendo redes repressivas e memórias resistentes de combate ao regime ao longo dos seus 21 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Editor, R. (2017). CARDOSO, Lucileide Costa; CARDOSO, Célia (Orgs.). Ditaduras: memória, violência e silenciamento. Salvador: Edufba UFBA, 2017 (670 p.). Revista Espaço Acadêmico, 17(200), 153. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/41117