CUNHA, Elcemir Paço. Marxismo e burocracia de Estado. Campinas: Editora Papel Social; 2017 (204 p.)
Resumo
Os nexos objetivos entre o território econômico e a dinâmica política, particularmente no que tange ao funcionamento do aparelho estatal, colocam a burocracia como elemento incontornável no debate crítico sobre as contradições sociais, tendo em vista o impulso básico de transformação da realidade material. Marxismo e burocracia de Estado compila diferentes artigos elaborados por estudiosos do pensamento marxista em diferentes universidades brasileiras. Cada artigo desdobra análises de Marx, Engels, Lênin, Trótski, Luxemburgo, Lukács, Gramsci, Mandel e Poulantzas, procurando explicitar as principais contribuições dos autores com respeito à burocracia, sua constituição e funcionalidade no desenvolvimento do capitalismo e na experiência da Revolução Russa. Trata-se de material contributivo para o debate sobre a posição do aparelho estatal em meio à dinâmica econômica, política e social.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.