Crime político e terrorismo: alguns aspectos

  • Luiz Alberto Moniz Bandeira UNB, Brasil
Palavras-chave: História, Política, Violência, Ideologias, Terrorismo

Resumo

“Ista quidem vis est!” (Mas isto é violência!) – Gaius Julius Caesar (100 - 44 a.C.) exclamou, quando Lucius Tillius Cimber agarrou-o pelos dois ombros e um dos Cascas (Servilius Casca), por atrás, enfiou-lhe o estilete debaixo da goela, seguido pelos demais conspiradores, que lhe fizeram no corpo cerca de vinte e três feridas[i]. Esta violência, o assassinato de Julius Caesar, no ano 44 a.C., constituiu um perduellio[ii] ou crimen laesa majestatis, i. e., crime cometido contra um representante da república, com objetivo político, um ato de sedição, o que William Shakespeare ressaltou, ao teatralizar o episódio no início do século XVII, quando imaginou Julius Cornelius Cinna, um dos assassinos, a gritar, logo em seguida ao feito: “Liberty! Freedom! Tirany is dead”[iii]. Libertas, porém, significava liberdade para o Senado, com a restauração da república aristocrática, dominada pelo patriciado, e a preservação da mos maiorum, ou seja, dos costumes, da tradição. E tal foi, inter alia, o propósito que animou os conspiradores, articulados Marcus Iunius Brutus (85 – 42 a. C)[iv] e Gaius Cassius Longinus (? – 42a.C.), a esfaquearem Julius Caesar, pois temiam que ele assumisse o título de rex (rei).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Moniz Bandeira, UNB, Brasil

Doutor em Ciência Política, professor titular (aposentado) de História da Política Exterior do Brasil na Universidade de Brasília e autor de várias obras sobre as relações dos EUA com o Brasil e os demais países da América Latina, entre os quais O Governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil - 1961-1964 e De Marti a Fidel: a revolução cubana e a América Latina.

Publicado
2019-02-20
Como Citar
Moniz Bandeira, L. A. (2019). Crime político e terrorismo: alguns aspectos. Revista Espaço Acadêmico, 2(21). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/41596