Trilhas sonoras, trilhas históricas: visões de mundo e representações sociais nas aulas de História através da abordagem musical

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI
Palavras-chave: Música, Ensino de História, Metodologia

Resumo

Neste artigo, pretendemos apresentar um conjunto de canções que, de forma prática e didática, podem ser utilizadas para uma percepção da construção de representações socioculturais em diferentes períodos e espaços. Para tanto, indicaremos alguns procedimentos teórico-metodológicos, visando contribuir para uma qualificação dos diferentes sujeitos envolvidos do processo de ensino-aprendizagem histórica, ou seja, professores e estudantes, nos preocupando especialmente com a utilização desta ferramenta pedagógica na Educação Básica. 

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Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI
Doutorando em História (bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História e Geografia, atuando também em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestões 2016-2017 e 2018-2019) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde é vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2018). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018), onde também integra a Câmara Técnica. Associado ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História e uso de fontes audiovisuais e impressas em sala de aula.
Publicado
2018-07-06
Como Citar
Santos, R. L. dos. (2018). Trilhas sonoras, trilhas históricas: visões de mundo e representações sociais nas aulas de História através da abordagem musical. Revista Espaço Acadêmico, 18(206), 124-136. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/41617