Desenvolvimento territorial desigual e suas relações com a Agência das Mulheres e a herança de Capital Cultural: lições do Sul do Brasil

  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
Palavras-chave: Capital Cultural, Agência das Mulheres, Desigualdades Espaciais

Resumo

O artigo desenvolve o argumento de que a distribuição espacial das mulheres em idade economicamente ativa e dos adultos analfabetos podem ser elementos subjacentes aos indicadores da dimensão Educação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) nos municípios do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, busca-se apoiado nos conceitos de Agência e Agência das Mulheres (Amartya Sen) e de Capital Cultural (Pierre Bourdieu) e emprega-se metodologia quantitativa. Os resultados corroboram as assertivas teóricas aqui consideradas, evidenciando que a maior presença de mulheres na faixa etária em questão vem acompanhada de melhor desempenho no IDH-M Educação e, de modo contrário, a maior presença de adultos analfabetos representa piores resultados neste quesito. Desta forma o estudo traz à tona a necessidade de se dar maior atenção às temáticas de gênero e alfabetização de adultos quando se discute desenvolvimento local e/ou regional.

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Biografia do Autor

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado - da Universidade Regional  do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Brasil. Possui Graduação em História e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Brasil. É doutor em Sociologia pela Freie Universität Berlin - Alemanha.

Publicado
2018-04-14
Como Citar
Mueller, A. A. (2018). Desenvolvimento territorial desigual e suas relações com a Agência das Mulheres e a herança de Capital Cultural: lições do Sul do Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 17(203), 51-62. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/42198