A militarização urbana e o equívoco da intervenção federal na segurança pública
Resumo
O artigo aborda a impertinência da realização da “intervenção federal” das Forças Armadas no Estado do Rio de Janeiro, por considerar que a mesma não favorecerá a diminuição dos índices de violência, tal como apregoado insistentemente pelos apólogos reacionários da truculência como mecanismo de defesa social. Para a solução do problema da insegurança pública nas cidades brasileiras é imprescindível que ocorra a substituição de governos corruptos mantenedores de interesses alheios aos da sociedade por políticos comprometidos com a justiça e com a dignidade da coisa pública, assim como reformas radicais nas estruturas econômicas, sociais e políticas do Brasil.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.