Trabalho e Política Ruptura e tradição na organização política dos trabalhadores (Uma análise das origens e evolução da Tendência Articulação – PT)

Palavras-chave: Partidos Políticos, PT, História do Brasil, Política

Resumo

Nesse artigo, analisamos a Tendência majoritária do PT: a Articulação. Inicialmente, enfocaremos a análise do seu caráter, a partir do resgate das suas origens e do seu papel enquanto principal força política interna do PT, capaz de determinar os rumos partidários. Sua influência política, reconhecidamente hegemônica, tanto no seio do PT, quanto em relação ao conjunto da esquerda brasileira, é expressada entre outros fatores, pelas posições políticas que seus dirigentes e militantes assumem do ponto de vista teórico e prático, isto é, através das suas formulações estratégicas. Essa práxis é ainda influenciada por fatores exógenos decorrentes da sua relação com os países do socialismo real. Nesse sentido, também estudaremos os impactos dos acontecimentos no Leste Europeu. Nossa análise abarca o período dos primeiros anos do PT até o seu 1º Congresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ozaí da Silva, UEM, Maringá
Professor da Universidade Estadual de Maringá; doutorando na Faculdade de Educação (USP); autor de História das Tendências no Brasil.
Publicado
2019-02-21
Como Citar
Silva, A. O. da. (2019). Trabalho e Política Ruptura e tradição na organização política dos trabalhadores (Uma análise das origens e evolução da Tendência Articulação – PT). Revista Espaço Acadêmico, 2(22). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/42247