Contribuições de Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior para a construção do pensamento social brasileiro
Resumo
O presente artigo buscará analisar as contribuições de Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior para a construção do pensamento social brasileiro através das obras Casa-grande e senzala e Formação do Brasil contemporâneo: colônia. Livro de grande impacto na cultura brasileira, a obra de Freyre lançada em 1933 revela-se inovadora quanto ao seu estilo, rompendo tabus e preconceitos presentes na sociedade da época, buscando uma valorização do negro e analisando a miscigenação como algo positivo. Já a obra de Prado Júnior traz uma nova forma de interpretação do Brasil que buscará se opor à perspectiva até então dominante, de cunho idealista. Lançado em 1942, Formação do Brasil contemporâneo: colônia se estruturará em três partes principais - “Povoamento”, “Vida Material” e “Vida Social”, buscando analisar a vida econômica da colônia. Fazer um contraponto entre os dois autores, suas aproximações e distanciamentos destacando suas contribuições para o pensamento social brasileiro, também é objetivo deste trabalho.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.