Sobre utopias e dystopias
Resumo
Como definir esses dois conceitos? Utopista é considerado um sujeito que propõe, para eliminar a pobreza e enfrentar os problemas sociais e políticos que afligem a sociedade, soluções imaginadas e consideradas dificilmente realizáveis. A palavra “utopia” tem suas raízes linguísticas no grego clássico, em que a sílaba “u” significa a negação e a “topus”, o local ou espaço geográfico e social. Utopia, assim definida, seria algo não existente, sem lugar concreto e o utopista, o homem (ou mulher) que procura criar condições ou propor ações, geralmente políticas, para transformar a utopia em realidade, sem se dar conta do contexto histórico e das restrições impostas pelas relações de poder, adversas à mudança social. O conceito utopia é usado com um certo sentido pejorativo para desqualificar as ideias não conformistas ou de transformação dos que questionam as mazelas da realidade.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.