O parque temático dos horrores: a lógica neoliberal do império na busca de maior acumulação de capital

  • João dos Santos Filho UEM

Resumo

O fenômeno do turismo há muitos anos desenvolveu uma atividade relacionada ao lazer, recreação e o próprio turismo, conhecida como parque temático, de origem norte-americana, esta mania espalhou-se em volta do mundo conquistando todas as faixas etárias do planeta terra. Países chegaram a disputar a instalação dessa infra-estrutura, bem como, os responsáveis pelo turismo nacional comentaram da possibilidade de criarmos filiais dos parques temáticos existentes nos Estados Unidos. Mas estas estruturas já começaram a apresentar declínios de bilheterias e como toda moda no mundo da fantasia tende a se reciclar para que volte a alcançar melhores piques de mercado. Pesquisas estão sendo feitos, estudos antropológicos estão ancorando o planejamento desses empreendimentos, a idéia é simular sensações impossíveis, só capazes de ocorrer com o auxílio de tecnologia de ponta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Santos Filho, UEM
Professor da Universidade Estadual de Maringá-UEM. Coordenador e professor do curso de turismo da Faculdade Nobel. Professor da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Aluno especial do doutorado da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Comunicação e Artes (ECA).
Publicado
2019-02-24
Como Citar
Santos Filho, J. dos. (2019). O parque temático dos horrores: a lógica neoliberal do império na busca de maior acumulação de capital. Revista Espaço Acadêmico, 2(23). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/42411