Uma crítica à metodologia colonizadora de Finnis

  • Romário Edson da Silva Rebelo Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Lei Natural e Direitos Naturais, comparação, catequização.

Resumo

Este artigo tem como objetivo uma crítica à Lei Natural e Direitos Naturais, que é considerada a principal obra de Finnis, um dos maiores responsáveis por trazer a tese do jusnaturalismo de volta à Teoria do Direito. Tomando por base registros históricos acerca da catequização do curumim no Brasil como contextualização para um raciocínio comparativo, a crítica se refere especificamente à metodologia dessa obra, que é estruturada na tradição analítica, típica da jurisprudence anglo-saxônica, na seleção do caso central (significado focal) e na perspectiva do participante com razoabilidade prática. Para tanto, analisou-se como Lei Natural e Direitos Naturais vem sendo lida e interpretada no Brasil, a fim de demonstrar o quão controversa pode ter sido a recepção dessa obra no país, levando à conclusão de que reproduz uma colonização intelectual, tal como foi a catequização do curumim.

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Biografia do Autor

Romário Edson da Silva Rebelo, Universidade Federal do Pará
Mestrando em Direito, na área de concentração Direitos Humanos e na linha de pesquisa Direitos Humanos e Inclusão Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará. Pós-graduando em Amazônia, História, Espaço e Cultura pelo Departamento de História das Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Advogado com inscrição pela Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional do Pará. Tem experiência na área dos direitos humanos de determinados grupos vulnerabilizados, com atuação profissional e desenvolvimento de pesquisas.
Publicado
2018-08-07
Como Citar
Rebelo, R. E. da S. (2018). Uma crítica à metodologia colonizadora de Finnis. Revista Espaço Acadêmico, 18(207), 122-134. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/42585