Maio de 68: um lance de utopia
Resumo
O objetivo do artigo em torno dos “50 anos de Maio de 68” é propiciar uma reflexão sobre o momento político da época, tanto na perspectiva de um movimento supostamente e historicamente revolucionário, quanto do aspecto de um processo catártico que, de certa forma, também em muito contribuiu com a manutenção da hegemonia do sistema capitalista ocidental. Obviamente, esta avaliação não neutraliza e nem diminui as iniciativas de uma juventude que tinha um ideal e perseguia uma utopia, levando em conta a mobilização de muitos grupos sociais contestando o autoritarismo dos governos ditadores, das guerras etc. Assim, “Um lance de utopia” é uma paráfrase ao poema de Mallarmé, “Um lance de dados jamais abolirá o acaso”, considerando “Maio de 68” como uma espécie de jogo em que apesar de ser considerado como um “princípio de incerteza”, também gozava da probabilidade, ou seja, mesmo no não saber qual dos lados do dado cairia, existia a certeza de que seria um dos seis que ele possui. Enfim, “Maio de 68”, pode não ter sido um acidente de percurso e, muito pelo contrário, tudo estava, de alguma forma, previsto e sob controle das classes dominantes.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.