“13 reasons why” e o rompimento do paradigma do silêncio: uma breve reflexão sociológica
Resumo
O trabalho tem como problema analisar a emergência do debate sobre o suicídio no Brasil a partir da obra “13 reasons why”, de Jay Asher, bem como de sua adaptação para televisão. Nesse sentido, apresenta como objeto geral identificar contribuições e impactos da obra bibliográfica e televisiva no que tange ao rompimento do paradigma do silêncio que permeia a questão do suicídio no meio social. Sob um aspecto metodológico, trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de coleta de dados. Em síntese, é possível indicar que a obra analisada acaba por corroborar com o rompimento do paradigma silente presente nas construções sociais sobre o suicídio e de seu processo preventivo, viabilizando discussões até então insuficientes à plena consideração de tal problemática.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.