“13 reasons why” e o rompimento do paradigma do silêncio: uma breve reflexão sociológica

Palavras-chave: morte, série, discussão social

Resumo

O trabalho tem como problema analisar a emergência do debate sobre o suicídio no Brasil a partir da obra “13 reasons why”, de Jay Asher, bem como de sua adaptação para televisão. Nesse sentido, apresenta como objeto geral identificar contribuições e impactos da obra bibliográfica e televisiva no que tange ao rompimento do paradigma do silêncio que permeia a questão do suicídio no meio social. Sob um aspecto metodológico, trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de coleta de dados. Em síntese, é possível indicar que a obra analisada acaba por corroborar com o rompimento do paradigma silente presente nas construções sociais sobre o suicídio e de seu processo preventivo, viabilizando discussões até então insuficientes à plena consideração de tal problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Bueno Fogaca, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor Colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná e da Faculdade de Telêmaco Borba. Presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ponta Grossa – Paraná. Advogado.
Publicado
2018-08-07
Como Citar
Fogaca, V. H. B. (2018). “13 reasons why” e o rompimento do paradigma do silêncio: uma breve reflexão sociológica. Revista Espaço Acadêmico, 18(207), 108-121. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/42666