Protecionismo, liberdade comercial e insurreição: a questão do comércio no Brasil – Holandês
Resumo
A presença holandesa no Pernambuco, entre 1630 – 1654, simboliza um dos eventos mais importantes da história colonial brasileira. Os impactos causados pelas invasões, registrados em documentos e analisados por uma gama de historiadores, suscitou importantes discussões a respeito das formas de poder, relações de trabalho, comparações administrativas e outros. O artigo em questão, fruto de uma pesquisa de doutorado, analisa a questão comercial no Brasil – Holandês. Sendo a Companhia das Índias Ocidentais, responsável em ocupar o Brasil, uma empresa de origem comercial e beligerante, como ela atuaria frente as vicissitudes causadas por um domínio permanente em um território de intenso fluxo comercial externo mediante a obstrução de comércio livre que causaria restrições a senhores de engenho, basilares na produção da matéria prima, e custos a manutenção de uma ampla estrutura a se manter? Tal questionamento é uma das chaves para compreender o processo insurrecional, visto que a partir de 1639 esperara-se uma safra de açúcar lucrativa, algo que causou forte especulação financeira após a proibição definitiva do comércio livre em 1638.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.