A excêntrica família homossexual: discursos e saberes que constituem sujeitos homossexuais e suas famílias no contexto escolar

  • Anderson Ferrari UFJF
  • Danilo Araujo de Oliveira UFMG
Palavras-chave: família homossexual, escola, discursos, currículo, homossexualidades.

Resumo

Um menino auto definido como homossexual “insiste” em tocar os corpos de outros meninos na escola. Uma ação que se repete e causa incômodos, tanto na escola de forma geral quanto nos alunos e alunas colegas de turma. Diante de tal questão as famílias são acionadas. Ora como ameaça, quando os meninos mencionam em contar para os pais caso a escola não aja sobre o menino, que agora é tido como “homossexual agressor”; ora como apoio para resolver o “problema”, quando a escola entende que chamando a família do “menino homossexual agressor”, irá entendê-lo melhor e junto com a família solucionar a situação. Quando a família é chamada se deparam com a mãe e avô também homossexuais. Essa é trama que move este artigo em que buscamos problematizar as relações de confronto e negociação envolvendo os/as alunos/as, a ação da professora e da direção em convidar a família para ir à escola. 

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Biografia do Autor

Anderson Ferrari, UFJF
Professor do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mestrado e Doutorado. E-mail: aferrari13@globo.com
Danilo Araujo de Oliveira, UFMG
Doutorando do PPGE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: danilodinamarques@hotmail.com
Publicado
2019-01-07
Como Citar
Ferrari, A., & Oliveira, D. A. de. (2019). A excêntrica família homossexual: discursos e saberes que constituem sujeitos homossexuais e suas famílias no contexto escolar. Revista Espaço Acadêmico, 18(212), 03-18. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43044
Seção
DOSSIÊ: EPISTEMOLOGIAS QUEER, FEMINISTAS E DE GÊNERO (Orgs.: Dr. Alexandre Fernandes e Dr. Marcos Lopes de Souza)