Ensino de Geografia e Sociedade

  • Rafael Rossi Professor Adjunto da UFMS em Campo Grande- MS.
Palavras-chave: Geografia, Ensino, Totalidade, Sociedade.

Resumo

O presente texto parte dos estudos realizados a partir da tradição teórica da ontologia marxiana para explicitar a gênese histórica e ontológica da geografia e os compromissos teóricos do seu ensino. Para tanto, abordamos a práxis geográfica e seu ensino de modo articulado com o processo histórico real e com a sociedade capitalista contemporânea na qual vivemos. Como resultado, apontamos a necessidade em transmitir conhecimentos históricos respaldados na ciência e na realidade objetiva como atitudes indispensáveis para um ensino preocupado com os interesses dos trabalhadores num posicionamento humanista e emancipatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, Professor Adjunto da UFMS em Campo Grande- MS.

Licenciado e Mestre em Geografia pela UNESP/FCT de Presidente Prudente – SP. Doutor em Educação pela mesma instituição. É docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – em Campo Grande – MS e atua na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Publicado
2018-09-18
Como Citar
Rossi, R. (2018). Ensino de Geografia e Sociedade. Revista Espaço Acadêmico, 18(208), 01-09. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43066