"Você está na fila errada": corpos possíveis em um currículo escolar do Município de Porto Seguro – BA
Resumo
Neste trabalho em que analisamos a práxis cultural e política presente no trabalho com a Capoeira, a partir dos pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, problematizamos que é possível articular, por meio dessa Pedagogia, um processo educativo junto à práxis cultural da Capoeira capaz de oportunizar a construção de estratégias contra-hegemônicas de resistência e enfrentamento a processos socioculturais de estandardização propostos pelo capital. Trata-se de pesquisa bibliográfica em que se discute a aplicabilidade da Pedagogia Histórico-Crítica na práxis da Capoeira em ambientes formais e não formais, por Mestres e Mestras de Capoeira, professoras e professores de Capoeira ou de Educação Física, numa perspectiva de se ensinar Capoeira em sua totalidade. O trabalho apresenta, enfim, uma síntese contextualizada sobre a história da Capoeira e sua epistemologia, enfatizando sua construção, seus múltiplos diálogos com as classes sociais brasileiras de acordo com cada momento histórico e em suas duas vertentes capoeirísticas: a Regional, de Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), e a Angola, de Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha). Logo depois, são mencionadas algumas propostas de como interligar sequencialmente os cinco momentos da Pedagogia Histórico-Crítica com a práxis da Capoeira.Downloads

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