O Terecô na Comunidade Santo Antônio dos Pretos (Codó-MA): pertencimento religioso e resistência
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo principal analisar a manifestação religiosa por nome Terecô na comunidade Santo Antônio dos Pretos localizada na zona rural do município de Codó (MA). Reduto de negros escravizados fugitivos das fazendas de algodão e arroz no século XVIII, o quilombo de Santo Antônio dos Pretos foi um local que muitos negros se refugiaram e puderam conservar alguns costumes de sua terra-mãe. Tal localidade foi profícua para as manifestações religiosas, cultos e adorações a entidades africanas, o que proporcionou o surgimento de uma religião genuína de Codó, incorporando elementos indígenas e católicos para que os negros pudessem praticar seus cultos religiosos sem chamarem a atenção de autoridades. Para realização deste trabalho utilizamos como metodologia a etnografia, entrevistando os praticantes da religião, acompanhando as festividades, e à pesquisa bibliográfica através da análise da obra de autores como Centriny (2015) e Ferreti (2001).
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.