Pedagogia micropolítica decolonial na Universidade: reflexões sobre modos de re-sentir.

  • Rafael Siqueira de Guimarães Líder do Grupo de Pesquisa Grieta http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3121644765788952 PPGER - Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Universidade Federal do Sul da Bahia Campus Jorge Amado - Itabuna (BA)
Palavras-chave: deolonialidade, periferia, epistemologia

Resumo

Neste ensaio, pretendo propiciar uma discussão sobre algumas possibilidades para pensar modos de ensinar-aprender desde as ideias dos pensamentos periféricos do mundo. Busco, assim, re-sentir a proposição de uma micropolítica nos espaços educacionais universitários, por meio de uma construção conceitual que possa contribuir para uma prática enunciadora de novas fronteiras, desde um entrecruzamento epistemológico vindos dos cantos do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Siqueira de Guimarães, Líder do Grupo de Pesquisa Grieta http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3121644765788952 PPGER - Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Universidade Federal do Sul da Bahia Campus Jorge Amado - Itabuna (BA)
Rafael Siqueira de GuimarãesLíder do Grupo de Pesquisa GrietaPPGER - Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-RaciaisInstituto de Humanidades, Artes e CiênciasUniversidade Federal do Sul da BahiaCampus Jorge Amado - Itabuna (BA)
Publicado
2018-08-07
Como Citar
Guimarães, R. S. de. (2018). Pedagogia micropolítica decolonial na Universidade: reflexões sobre modos de re-sentir. Revista Espaço Acadêmico, 18(207), 29-36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43366
Seção
DOSSIÊ: EPISTEMOLOGIAS QUEER, FEMINISTAS E DE GÊNERO (Orgs.: Dr. Alexandre Fernandes e Dr. Marcos Lopes de Souza)